Tudo sobre corretores de olheiras! – Cores e ordem de aplicação

Hoje o post é longo, porque o tema é um pouco “complexo” e tem de ser bem explicado, Vamos falar tudo sobre corretores de olheiras, se devemos aplicar antes da base, se depois, se deve ser mais claro ou mais escuro…

Confesso que é um tema que logo quando me comecei a maquilhar me fez um bocado de confusão, não percebia muito bem a forma correta, pois via no Youtube várias pessoas a usarem de forma diferente…com as modas que vão aparecendo, tais como a de usar um corretor mais claro e fazer logo modelagem, a coisa ainda ficou mais confusa para ser honesta!

Acredito que muitas de vocês estejam na mesma situação que já estive, por isso vou tentar explicar aqui tudinho!

Primeiro há que distinguir que existem os neutralizadores, os corretores e os iluminadores.

Os neutralizadores são uns corretores com cor que tal como o nome indica visam neutralizar uma outra cor, falei mais deles em pormenor neste post. Estes podem ser em líquidos, cremosos, em stick…

Os corretores, podem ser líquidos, em stick, cremosos, mas acabam por ser um género de base mas com mais cobertura.

Os iluminadores que me refiro neste post não são aqueles típicos todos cheios de brilho, mas por exemplo as canetas iluminadoras, tais como a Touche Éclat da Yves Saint Laurent, que contêm pigmentos que refletem a luz. Não costumam ter tanta cobertura quando um corretor, mas já existem produtos dois em um que fazem função de corretor e iluminam. Claro que há sempre a possibilidade de se usar um corretor mais claro que a nossa pele para dar esse efeito.

Agora que já expliquei por alto os produtos diferentes que podem ser usados nas olheiras, vamos passar à sua aplicação.

Primeiro deixa-me alertar que não é porque está muito na moda e toda a gente no Youtube (eu incluída, porque também faço, mas já explico o porquê) fazer aquele triângulo com corretor/iluminador que vem da olheira até à zona da bochecha, que toda a gente pode fazer! Esta técnica não faz propriamente parte da correção de olheiras, mas antes da modelação de rosto, pois tudo que é mais claro sobressai. Por isso, quem tenha papos, olheiras profundas ou olheiras muito carregadas ISTO NÃO IRÁ FUNCIONAR.

Os neutralizadores devem se sempre colocados antes da base. Colocas o neutralizador da cor correspondente, caso necessites, e em seguida coloca a base em todo o rosto incluindo na olheira. Na zona em que tenha neutralizador não arrastes o produto, deves aplicar a base com batidinhas, seja com os dedos, pincel de base ou esponja. Caso a olheira já fique bem corrigida, não necessitas de aplicar corretor, se não ficar é necessário o uso do mesmo. Aplicar um corretor mais claro fazendo já modelagem poderá funcionar dependendo dos casos, se ele tiver boa cobertura poderá cobrir aquele “bocadinho que faltava”, contudo quem tenha um rosto fino, papos ou olhas encovadas, não deverá ser usado dessa forma. Outro alerta é que devemos evitar usar muitos produtos na zona da olheira, para não acumular em possíveis linhas de expressão. Por isso uma vez que já colocaste neutralizador e base, se não for mesmo necessário colocar mais corretor para corrigir melhor a olheira, deverias considerar em não colocar mais nada, a não ser uma camada fina de pó para fixar melhor.

Vamos passar à parte do corretor. O corretor propriamente deve ser do tom mais similar à nossa pele (aquela situação do mais claro, como já expliquei anteriormente, não é aconselhável em muitos casos). Porque ele é basicamente uma base com maior cobertura. Devemos assim aplicar base na zona da olheira e caso ainda seja necessária maior correção, aplicar um pouco de corretor. A zona da olheira quanto produtos mais leves e menos produtos melhor, para não acumular, por isso é que aplico sempre a base também na olheira, pois se conseguir dispensar o corretor, melhor. Além de que fica mais uniforme aplicar a base até ao olho do que aplicar só até à olheira e depois nessa zona aplicar corretor, por mais que sejam de tons similares, não ficará tão uniforme.

E agora vamos passar “aquela coisa” dos corretores mais claros/iluminadores. Já expliquei anteriormente um pouco de como estes podem ser usados e em que situações devemos evitar. Como é lógico eles devem ser aplicados sempre depois da base, contudo não deves usar só na zona da olheira, quando aplicado deves fazer um triângulo que vem na zona da olheira à bochecha, pois caso uses só na zona da olheira fica um efeito de “panda invertido”. Deves ser ter previamente colocado base até à linha das pestanas inferiores, para garantir que a pele fica mais uniforme, pois muitas dessas canetas iluminadoras têm pouca cobertura e podes ficar com as olheiras um pouco visíveis.

Deverá ser usado um pó fino no final para ajudar a fixar. Cuidado com a quantidade de pó que em excesso fica artificial e marca mais as linhas.

Eu costumo usar um corretor mais claro e faço logo dois em um, correção e modelagem, porque normalmente uso sempre bases com um pouco mais cobertura e acabamento mate, logo têm menos tendência a acumular nas linhas das olheiras e como não tenho andado com as olheiras muito carregadas é suficiente para corrigir. Como não tenho olheiras com papos ou encovadas, consigo usar o corretor iluminador mais claro sem problemas. Nem sempre uso o corretor mais claro, mas quando gravo vídeos tenho de usar, pois as luzes que uso para gravar, acabam por deixar o rosto com um aspeto mais “achatado” o que faz com que tenha necessidade de modelar.

 Espero que este post te tenha sito útil, se quiseres estar sempre a par das novidades por aqui, basta dares like na página do Facebook e ou seguires pelo Bloglovin.

Poderás também gostar:

One comment on “Tudo sobre corretores de olheiras! – Cores e ordem de aplicação”

  1. Lili Carmo diz:

    Confesso ke ainda me faz konfusao tambem…
    Gosteiii da explicacao…
    Beijinhos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *