Cuidados do Rosto e Ordem de Aplicação #2

A semana passada abordei aqui no blog os vários produtos de limpeza de pele e qual a sua ordem de aplicação.

Hoje venho falar sobre os produtos de tratamento, hidratação e protecção. Na próxima semana irei abordar aqueles produtos de uso semanal (máscaras e afins).

Loção – Este confundiu-me imenso, ele deve ser usado antes do sérum ou do hidratante, substitui o sérum? Não. Então, mas se podemos usar ele e seguido de sérum…é porque a loção não substitui o sérum…então onde fica? No meio! Isso mesmo as loções devem ser usadas (quando usadas, não és obrigada/o a utilizar) depois do tónico e antes do sérum. Mais espessas que um tónico, mas mais fluidas que um sérum, prometem penetrar ainda mais profundamente que o sérum, estando assim a ser incorporadas nas linhas anti-idade e nas de tratamento de manchas.

Sérum – Mais fluido que um creme hidratante, ele vai penetrar mais profundamente na pele, por isso os séruns são mais enriquecidos com ingredientes activos. O sérum não protege a a pele por isso deves aplicar sempre um hidratante depois deste passo!

Os séruns como penetram mais profundamente são mais eficazes a resolver problemas.

Existem imensos no mercado com N benefícios, só tens de encontrar o que mais se adequa a ti!

Fluidos – É digamos quase um hibrido entre o sérum e o hidratante, penetram mais profundamente, mas ao mesmo tempo protegem a pele. Contudo quem tenha a pele muito seca/desidratada poderão não ser o suficiente no que requer à hidratação. Normalmente são muito apreciados por quem tem pele oleosa pois são mais leves e rapidamente absorvidos.

Hidratante – A sua principal função é proteger a nossa pele . A pele é naturalmente protegida por uma camada fina de água e óleo (a famosa camada hidrolipidica) que são produzidos pelas glândulas sebáceas, cuja função é manter o balanço natural da pele, protegendo-a de agressores externos tais como frio, calor, humidade, poluição e vento. Hoje em dia temos muitos hidratantes no mercado, que além de manterem este equilíbrio na nossa pele têm outras vantagens, tais como prevenir rugas, controlar o acne, prevenir manchas…

Temos de escolher o hidratante adequado ao nosso tipo de pele, por isso em primeiro lugar temos de conhecer a nossa pele a fundo e saber o que ela necessita.

Devemos aplicar duas vezes ao dia, de manhã e à noite. Existem até hidratantes específicos para dia e para noite. Os de dia têm como principal função proteger, enquanto os de noite são mais nutritivos.

Caso o teu hidratante tenha FPS elevado (mais do que 20) podes dispensar o uso de protector solar.

BB Cream – Blemish Balm, um tudo em um, ele hidrata, protege do sol e dá cor. Dependendo da marca alguns têm mais benefícios do que outros, há até BB creams que são 10 em 1! Deve ser utilizado em substituição do hidratante e do FPS. Não existem com uma grande variedade de cor, pois por norma os pigmentos de cor presentes nestes cremes adaptam-se ao tom de pele (isto na teoria, porque na prática nem sempre é assim). O BB é mais leve que a base, mas ainda assim apresenta alguma cobertura (mais uma vez na teoria, porque na prática depende de marca para marca)

CC Cream – Color Control, é idêntico ao BB cream, contudo tal como o nome indica ele foi desenvolvido para neutralizar possíveis imperfeições relacionadas ao tom da pele, como palidez, vermelhidão, tez baça…a cobertura tal como o BB Cream também varia de marca para marca, contudo os CC cream por norma são mais leves que os BB, dando assim um acabamento mais natural. Basicamente os CC são como que uma evolução do BB. Deverá ser usado em substituição do hidratante de dia.

Existem também os DD Creams, mas muito francamente, apesar de na teoria os BB, CC e DD variarem, a realidade é outra. Depende de marca para marca… há marcas cujo BB cream é semelhante ao CC cream da outra, quer em benefícios quer na cobertura etc…neste caso o melhor é escolheres aquele que mais gostares e que for mais de encontro as necessidades da tua pele, independente da nomenclatura.

Protector Solar – Protege a nossa pele dos raios solares. Quanto maior o factor, maior o nível de protecção. Existe já uma enorme variedade no mercado para serem assim adequados a vários tipos de pele. Alguns possuem também antioxidantes e outros benefícios. Este deverá ser o último passo dos cuidados do rosto.

Espero que tenhas gostado deste post, fica atenta/o que na próxima semana irei falar dos produtos de uso semanal/esporádico.

Poderás também gostar:

1 comentário, deixa também o teu!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *