Cuidados do Rosto e Ordem de Aplicação #3

Hoje trago-te o último capítulo dos “Cuidados do Rosto e Ordem de Aplicação”. Vamos assim falar sobre os produtos de aplicação semanal e esporádica!

Spot Solution – São produtos de tratamento mais intensivos e de aplicação localizada. Normalmente as embalagens são bem pequenas, afinal não usamos tanta quantidade como os restantes produtos. Podes encontrar spot solution para o acne, aqueles que aplicas em cima da borbulha para secar mais rápido. Para as rugas, estes normalmente ajudam a disfarçar as rugas mais vincadas. Para manchas na pele, estes ajudam a aclarar a mancha. São produtos que se usam diariamente, alguns utilizam-se após a aplicação do hidratante, outros antes (na embalagem costuma dizer) e que usamos até ter o problema resolvido (com execução do das rugas, pois esse “problema” para resolver só com cirurgia).

Esfoliante – A sua função é eliminar as células mortas da pele deixando assim à mostra a pele nova, mais lisa e brilhante. Existem esfoliantes físicos e químicos. Os físicos têm umas partículas que actuam por fricção, enquanto que os químicos contém ingredientes ácidos que promovem a descamação da pele. Podem ser usados uma a duas vezes por semana, dependendo do tipo de pele (essa indicação vem sempre na embalagem). Pele sensível deverá evitar estes produtos.

Máscaras – Tal como o esfoliante podem ser aplicadas uma ou duas vezes por semana, depende da máscara e do tipo de pele. São tratamentos mais intensivos, bastante concentradas em princípios activos. Apesar de actuarem mais à superfície da pele, este passo é igualmente importante na rotina de cuidados do rosto! O seu efeito também costuma ser mais imediato, sendo que costumamos ver logo melhorias na pele após a sua aplicação. Existem vários tipos de máscaras, desde hidratantes, máscaras que ajudam a controlar a oleosidade, etc … Antes da aplicação da base eu recomendo o uso de um esfoliante para eliminar as células mortas e assim favorecer a absorção dos ingredientes. Contudo caso a máscara tenha algum ingrediente, tal como ácido glicólico por exemplo, que faça esfoliação química à pele, deverás dispensar o esfoliante. Podes até usar duas máscaras diferentes no rosto, eu costumo usar uma máscara de limpeza que contém ácido salicílico, retiro e em seguida aplico uma máscara hidratante com ácido hialurónico (este ultimo ajuda a prevenir rugas). Podes até aplicar várias máscaras diferentes ao mesmo tempo, por exemplo na zona T aplicar uma para pele oleosa, e no restante rosto aplicar uma de hidratação…

Antes de aplicação devemos limpar o rosto com o nosso produto de limpeza do rosto, ou esfoliar. Após a aplicação devemos usar o tónico seguindo dos outros passos de tratamento do rosto que poderás conhecer no post anterior.

Ampolas – São concentrados mais puros de determinada vitamina, as mais famosas são de Vitamina C, mas também existem de vitamina A e E. As vitaminas, principalmente a C, em contacto com o ar perdem propriedades (a Vitamina C oxida) e por isso normalmente nos cremes não vêm concentrações tão grandes e tão puras! Existem ampolas com várias concentrações no mercado. São um tratamento de choque para a pele e devem ser utilizadas uma vez por dia (melhor à noite) em substituição do nosso sérum. Devem ser usadas por 21 dias, que é o clico de renovação da nossa pele e depois parar, pois não são produto de uso continuo. Aconselho a sua utilização nas mudanças de estação (tais como as limpeza de pele mais profundas).

Espero que tenhas gostado destes post sobre os cuidados da pele e já sabes para não perderes as postagens aqui do blog, dá like na página do Facebook ou segue pelo Bloglovin!

1 comentário, deixa também o teu!

  1. Cristina diz:

    Adorei o post. Obrigada

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *